sexta-feira, 13 de março de 2009

Redes sociais digitais

As redes sociais são fenômenos de audiência no mundo inteiro há algum tempo e o Brasil é um dos campeões de audiência, com percentual de 80% de acessos. O que pode explicar esse sucesso são as interferências que as relações sociais estão sofrendo fora da internet. Ou seja, a vida agitada das grandes e médias cidades, a violência em todos os cantos, a insegurança, a crise batendo no bolso, o desgaste com o trânsito a qualquer hora do dia e até a falta de boas opções de entretenimento, que faz com que cada vez mais as pessoas interajam via internet. Mesmo as pequenas cidades já sentem estes reflexos, especialmente os relacionados a falta de lazer.

Assim, as redes sociais digitais são a maneira mais direta de conhecer pessoas e ampliar os horizontes do conhecimento. Os jovens sempre tiveram grande participação nestas redes pelo perfil natural da curiosidade e da busca pela descoberta. A televisão ou outras opções de cultura dentro e fora de casa eram atrativos para os adultos e hoje muitos deles começam a chegar à terceira idade.
Hoje, com a decadência da programação da telinha e os demais fatores relacionados acima, a internet, sem dúvida nenhuma, passa a ser um campo de interação e de novas oportunidades para todas as faixas etárias.

Veja pesquisa sobre a audiência das redes sociais em matéria no Meio & Mensagem:

Redes sociais mais populares que e-mail
Cerca de 67% dos internautas acessam redes sociais como o Facebook, sendo que no Brasil o percentual atinge 80%; Por aqui, gasta-se 23% do tempo online com essas redes
Felipe Turlão
10/03/2009

A atividade mais popular na internet é o acesso a redes sociais, à frente de e-mails, de acordo com estudo lançado pela Nielsen. No total, 67% dos internautas exercem essa atividade, contra 65% que utilizam e-mails, sem contar o fato de que o crescimento do alcance das redes e blogs é duas vezes maior do que de outras ferramentas mais tradicionais, como portais, e-mails e buscas.
Enquanto as redes sociais crescem, os portais estão em declínio, diz o estudo, com participação caindo dos 24% de 2006 para 16% em 2008.
Esses sites de relacionamento já representam 10% do tempo gasto pelas pessoas na internet. O Brasil se destaca neste quesito, com dedicação de 23% do tempo para as redes. Sem contar que o nosso País é o primeiro do ranking de alcance das redes, com 80% das pessoas que tem acesso à internet. Os Estados Unidos por exemplo tem índice de 67% e a Alemanha está bem abaixo, com 51%.
Outro fenômeno apontado é que as redes sociais estão quebrando a barreira dos jovens. A Nielsen descobriu que o maior crescimento da maior rede do mundo, o Facebook, veio da faixa de 35 a 49 anos. Além disso, houve acréscimo de duas vezes mais pessoas da faixa de 50 a 64 anos do que dos menores de 18.
A Nielsen aponta ainda que as três maiores redes sociais do Brasil são Orkut, Sonico e MySpace. O Facebook atinge somente 2% da população online do Brasil.
Em nível global, o Facebook tem 108 milhões de usuários (ou 30% da população internauta do mundo, segundo a Nielsen), contra 81 milhões do MySpace e 19,7 milhões do Classmates IOnline. Com a força dos usuários brasileiros, o Orkut é o quarto maior do mundo, com 17,5 milhões e o Linkedln têm 15%.

Nenhum comentário: