sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

2008 foi o ano da consolidação dos Blogs. Como será 2009?

A discussão em torno dos blogs, seu crescimento e até mesmo a possível extinção desta ferramenta da face da internet, já demonstra que 2008 foi o ano de consolidação dos blogs como meio de informação e ferramenta interativa que mais cresceu. Foi amplamente adotado por empresas, instituições, CxOS (Chief Experience Officer) e blogueiros. Quanto a estes últimos, podem ser jornalistas, sim, desde que sejam Blogueiros, como bem definiu Fábio Cipriani, autor do livro Blog Corporativo - Aprenda como melhorar o relacionamento com seus clientes e fortalecer a imagem da sua empresa – e um dos mais brilhantes estudiosos no assunto.

Aliás, nas páginas, posts e blogs criados por Cipriani podemos ter a exata dimensão do crescimento desta ferramenta. Resumindo o que já foi publicado, só de 2007 para 2008 o crescimento do número de blogs corporativos foi de 300%, passando de 62 para 263. Veja detalhes no site http://www.blogcorporativo.net (ou http://wiki.blogcorporativo.net).

Aqui mesmo tivemos a grata satisfação em participar da criação direta ou indireta de dois novos blogs corporativos. Um na área de Saúde, para o Centro de Dor e Neurocirurgia do Hospital 9 de Julho (http://centrodedoreneurocirurgia.blogspot.com), e outro com foco em marketing educacional, criado pela Manufactura de Propaganda (http://www.mkteducacional.com.br). Quanto a este último, sugerimos, e a proposta foi bem aceita. Tanto que está no ar.

Mas o que está por trás de tudo isto são pessoas. E este movimento é que acrescenta algo de novo nas relações das empresas com seus públicos, entre funcionários, colaboradores e, em outro nível, na associação de TODOS os meios de comunicação com essa ferramenta. Praticamente não existe um veículo de comunicação que não possua um blog, seja ele capitaneado pela empresa ou por seus colaboradores e jornalistas (que são verdadeiramente blogueiros).

E em 2009? Se a crise persistir, a comunicação e a relação com os vários públicos estarão garantidas. Ou alguém parou de se comunicar em 1929?

Talvez o que ocorra seja uma “reconfiguração” dos blogs, suas necessidades e aplicações. Estudos mais aprofundados sobre qual é o verdadeiro retorno que um blog trás para uma empresa, instituição ou mesmo no âmbito pessoal.

Este ano, os blogs até ficaram estigmatizados como uma onda que todo mundo quis pegar. Aproveitando o verão que se aproxima, a “vaca”, no linguajar do Surf, é não entender que o que todo mundo quer: se expressar, saber como são as coisas, como e porque elas funcionam e, sobretudo interagir, entender e ser (bem) atendido e compreendido.
Por Ricardo Berlitz

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