sexta-feira, 13 de abril de 2012




16 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DA VOZ

SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA DIVULGA CAMPANHA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE DA VOZ

  • Estima-se que de 5% a 8% da população tenha alguma dificuldade vocal que possa atrapalhar a comunicação, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar;
  • A ocorrência desses problemas aumentam em profissionais da voz, como professores, atores, cantores, operadores de telesserviços, entre outros;
  • Problemas de voz podem atingir até 25% das pessoas em algumas condições de trabalho;
  • A rouquidão pode ser um sintoma indicativo de câncer e a maioria das pessoas que têm ou tiveram câncer de laringe também apresentam problemas com a voz.

Desde 1999, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) celebra anualmente, em 16 de abril, o "Dia Mundial da Voz", se articulando de forma intensa para a conscientização da população nos cuidados com a voz. Em sua 13a edição, a campanha “Seja Amigo da Sua Voz” reúne artistas e incentiva ações educativas em nível nacional alertando para a importância do diagnóstico precoce de doenças que podem por em risco a voz e a vida das pessoas.

Explorando as alterações da voz - a rouquidão, por exemplo -, como possíveis sintomas de doenças sérias, entre elas o câncer de laringe, a Campanha usa como embaixadores de sua causa em 2012 os cantores da dupla sertaneja Victor & Leo, que personificam a importância da voz no campo profissional.

Segundo a Coordenadora do Departamento de Voz da SBFa, a dra. Maria Lucia Dragone, os artistas ajudam a popularizar a comunicação, ilustrando a importância do cuidado com a voz para a longevidade de sua atividade profissional. “A mensagem, porém, é direcionada ao contexto geral, visto que a voz é a base da comunicação e da interação no cotidiano das pessoas e, uma vez comprometida, afeta de forma importante a sua qualidade de vida, em todas as instâncias”, declara.

Ao longo destes anos a iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia tem sido tão representativa que passou a ser desenvolvida também pelas Sociedades internacionais dos Estados Unidos, Europa e Ásia, orientando a população leiga e os profissionais da voz sobre o melhor uso da voz, da necessidade de procura por um especialista ao sinal de problemas e os tratamentos possíveis no campo da fonoaudiologia.

Em território nacional promove há dez anos uma premiação para fonoaudiólogos que desenvolvem ações pela Campanha em diversos locais públicos, instituições de ensino, saúde e empresas de várias cidades do Brasil. Três vencedores da premiação são certificados anualmente durante o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, o mais importante evento do setor.

Prestação de Serviço

Para saber se você apresenta algum indício de distúrbio vocal que precise ser investigado, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) elaborou as seguintes questões:

1) Sua voz está diferente, como rouca, fraca, tensa ou cansada?

2) Você apresenta rouquidão há mais de 15 dias?

3) A voz melhora quando você fica alguns dias sem falar muito, e piora quando a utiliza de forma intensa?

Se você respondeu SIM a qualquer uma das perguntas acima, é possível que esteja com um problema de Voz. Procure um fonoaudiólogo!

QUER SABER MAIS SOBRE A VOZ? RESPOSTAS PARA PERGUNTAS FREQUENTES:

http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/faq_voz.pdf

Vídeo e áudio da Campanha:

http://www.youtube.com/SBFaorg

Sobre a SBFa

Embora de origem muito antiga, apenas há 30 anos a fonoaudiologia foi oficialmente reconhecida no Brasil (Lei 6.965/81) e mais recentemente, há 23, foi criada a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, datas que sem dúvida, nortearam novos rumos para a consolidação de todo o segmento.

Com o decorrer dos anos houve ampliação da articulação do setor com as instituições públicas, como os Ministérios da Saúde e Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. No biênio 2004/2005, foram planejadas as oficinas de sensibilização de docentes e discentes para o SUS, com aprovação do projeto e o financiamento do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde.

Os princípios fundamentais da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia são a identidade e exercício profissional, a representatividade nacional e internacional e a modernização da estrutura da sociedade.

Site: http://www.sbfa.org.br

Site Campanha da Voz: http://www.sbfa.org.br/campanhadavoz

Acompanhe as Redes Sociais da SBFa:

Twiiter: https://twitter.com/socfono
Facebook: http://www.facebook.com/#!/pages/Sociedade-Brasileira-de-Fonoaudiologia-SBFa/160520823968161
Youtube: www.youtube.com/SBFaorg

Informações à Imprensa
Baruco Comunicação Estratégica
Fones: (11)3539-9901/9902 I e-mail:
info@baruco.com.br
Erika Baruco (11) 9900-7448

Ricardo Berlitz (11) 9645 2067

Bruna Carvalho (11) 8749-6742

Nenhum comentário: