sexta-feira, 5 de setembro de 2008

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Inteira Atividade

A televisão nos deixou burros, burros demais. Os jornais e revistas, passivos. O rádio, “isolados”. A internet mexeu com tudo isto. 

Recentemente, Flávio Ferrari, CEO do Ibope Media Information e professor da ESPM, escreveu um artigo muito bom sobre interatividade. Mas vou discordar de alguns pontos de vista dele. 

Ferrari argumenta que “o sucesso das mídias de massa se justifica justamente pelo conforto da não necessidade de interação”. E mais: “quando você compra sua revista, seu jornal... alguém já terá pensado e agido por você”. Pois bem, o que as pessoas não querem é que alguém pense por elas. Aliás, isto é muito salutar. Sócrates e Platão já sabiam disto.

Também fala da relação entre a ‘audiência’ do Youtube, que aponta para 20 mil acessos para um dos mais assistidos vídeos no Brasil, em um dia normal, enquanto o horário nobre da TV supera os 20 milhões de espectadores. 

Os dados revelados durante e depois das Olimpíadas de Pequim mostram a tamanha interatividade do leitor-ouvinte-telespectador-internauta, sobretudo o sucesso de audiência do portal Terra. Não existisse tanta procura e interatividade, alguns membros das Organizações Globo não declarariam estar com medo da Internet. Se a audiência da TV supera de longe o mais procurado vídeo do Youtube, qual o motivo do medo? 

Mais interativo ainda são os tais Gadgets (apetrechos), que vêm invadir as mãos – interativas! – dos consumidores. No Brasil, foi lançado esta semana o Gizmodo, terceiro maior blog do mundo voltado aos fãs de parafernálias tecnológicas. O Gizmodo tem nada mais, nada menos que 8 milhões de usuários únicos por mês. Tamanha audiência já chamou a atenção de empresas (e anunciantes) como Honda, Microsoft e Porsche. No Brasil, estão fechados com Intel e Pepsi, por exemplo, e negociam com Samsung, Xerox e Nokia. Só pra citar alguns.

O “diários” da web não são um fenômeno passageiro e não param de crescer em audiência. Segundo o Ibope/NetRatings os blogs brasileiros foram acessados por 12,1 milhões de usuários, cerca de 51% dos internautas ativos do país – pessoas que navegaram pela rede ao menos uma vez no mês. 

Lucia Freitas, organizadora do Blog Camp e dona do blog "Ladybug", que tem cerca de 8 mil visitas por mês, explica o fascínio do momento relatando que "O encantador de um blog é você fugir das regras existentes e escrever tudo o quiser", diz. 

Muito coerente, não? Se não fosse, empresas como as citadas acima estariam dando ombros a tudo isto. Se o internauta não interagisse, não colaborasse, não fosse buscar informações ou escrevê-las em blogs e diversos outros canais da web, até daria razão. Mas, pelo que se vê, não é o caso.

Ricardo Berlitz
Especial para a Baruco

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