quarta-feira, 24 de setembro de 2008

...

A foto virou notícia!

O blog Innovations in Newspapers publicou no dia 22/9 uma análise sobre 45 capas de jornais, de diversas localidades, que utilizaram a mesma foto para repercutir a crise econômica norte-americana. Trata-se da imagem de um agente da Bolsa de Valores de Nova York com expressão de total desolamento. A seqüencia de imagens com as capas dos periódicos diz que não estão ali todos os jornais capturados e supõe-se que há muito mais.

O fato - de uma mesma foto ser repercutida em diversos jornais - não é inédito. Apenas mostra como uma boa foto ajuda a ilustrar e “vender” a notícia como um todo, tornando-se símbolo de um acontecimento. Quem não se lembra da imagem do bombeiro segurando um bebê resgatado do ataque a um prédio do Estado de Oklahoma? Ou da menina que corria nua pela rua e virou símbolo da Guerra do Vietnã.

Veja um pequeno resumo do que o blog Innovations in Newspapers chama de “Jornalismo Clone”.



Por Aline Pires

4 comentários:

Carol Terra disse...

Muito interessante o projeto. Ajuda-nos a entender como a mídia retrata os acontecimentos cotidianos, sobretudo os que envolvem o mundo todo. Abs, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

  disse...

Obrigada Carolina! Com certeza, vindo de uma pessoa tão interada no assunto, ficamos lisonjeados com o comentário!

Abs
Aline

Anônimo disse...

Realmente, essa imagem pode tornar-se "sinônimo" da crise norte americana.
Porém, também acho válido refletir sobre o item de originalidade dos veículos.

Abs,
Alcy

  disse...

Com certeza Alcy! Na verdade também pensei em optar por este caminho no momento em que escrevi o texto. Entretanto, sabe como é. Fotos expressivas são sempre muito bem comercializadas e divulgadas.

Beijos!