sexta-feira, 12 de setembro de 2008

...

Homenagem às Culturas Européias

Durante a Temporada Cultural Européia, que acontece desde 1º de julho e que segue até o dia 31 de dezembro de 2008, a França, atual presidente da União Européia, organiza manifestações que homenageiam cada um de seus 27 países membros. Nesse momento o INA (Institut National de l’Audiovisuel – Instituto Nacional de Audiovisual da França) lança um hot site que celebra os 50 anos da cultura européia.

Através de centenas de imagens de arquivo, o site criado pelo INA é uma prova da imensa riqueza artística do continente europeu. É um mosaico interativo que conta com mais de 350 vídeos de artistas, criadores, lugares e eventos culturais. Esses arquivos, principalmente saídos da televisão francesa, mostram os 50 anos de ebulição cultural do “Velho Continente” e testemunham, sobretudo, o aparecimento da “cultura européia”.

No site, diferentes modos de acesso aos arquivos convidam o internauta à exploração: um quadro cronológico interativo permite navegar entre os anos 1956 a 2006; um mapa da Europa dá acesso direto a vídeos consagrados de cada um dos países membros e uma lista temática autoriza igualmente diversas opções de busca.

Cada vídeo é consultável em uma tela complementada por uma ficha documentária que possui a descrição do documento, com o contexto cultural e artístico de cada um deles. Tudo redigido por especialistas, numa transcrição integral do texto falado no vídeo, e onde cada frase é clicável com o objetivo de se redirecionar para o instante correspondente no filme em questão (os subtítulos são em inglês).

No meio de tanta repercussão sobre o desenvolvimento de canais interativos e mídias digitais no Brasil, vê-se muito pouco similares ao que os franceses fizeram, através do INA. Acredito que estejam tapando os olhos para a realidade ou, mais especificamente, para a cultura e a educação brasileira, fontes primordiais para o fortalecimento de qualquer nação decente. Faltam referência e unidade de informação.

A riqueza cultural da Europa se expressa através da diversidade lingüística, da arquiteta, pinturas, filmes, músicas e personalidades artísticas, entre outras. Tudo o que também existe no Brasil, e na América Latina, mas com muito pouco (ou quase nada) feito para se cultivar e, principalmente, para alimentar as novas tecnologias.

Bom, enquanto a evolução não acontece no país, acessem o site Europa das Culturas:
http://www.ina.fr/europe-des-cultures e boa viagem!

Por Mara Santos Bernard
Jornalista e correspondente da Baruco Comunicação na França

Nenhum comentário: