segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dois assuntos que dão o que falar


Você acha que a internet assumirá o lugar dos veículos impressos?

Como saber? Talvez esta seja uma questão para visionários como Monteiro Lobato e Machado de Assis que tinham o dom de “prever” e expressar o futuro por meio das palavras.

Mas tudo indica que sim...

No Brasil, não há a cultura da leitura. Em números, somos um dos países com menor índice de leitura anual de livros per capta. E quem não lê livro, não lê jornal, e por aí vai.

Recentemente, um relatório com base na pesquisa do "World Digital Media Trends" apontou que a expansão da Web está cada vez maior, devendo, em cinco anos, ser o meio de comunicação mais importante em vários países. A Internet se sobreporá aos impressos, sendo reinante na opção dos leitores das novas gerações.

Que a internet tem colaborado muito para a queda da circulação dos jornais, isto já é fato. Além da dinâmica do canal, atraente para o público jovem e também para os sem tempo, diversos conteúdos podem ser lidos gratuitamente, em vários portais e sites das principais revistas e jornais do mundo inteiro. São várias as notícias que chegam acenando para o crescimento do meio.

Por outro lado, em algumas das principais cidades do Brasil e do exterior, a distribuição dos jornais gratuitos cresce a cada dia. Ou seja, o movimento dos gratuitos também é um aspecto a ser levado em conta, já que para muitas pessoas pagar a conta da assinatura ou a compra de jornais e revistas faz a diferença.

Enfim, quando a TV apareceu, muito se falou que o rádio desapareceria. Não foi isso o que aconteceu. Ele está no ar até hoje, muito bem, obrigado.

*

Saúde comemora o Centenário da Imigração Japonesa

Já que estamos em período de comemoração do Centenário da Imigração Japonesa, vamos falar sobre um evento no qual a Baruco está atuando: o Joint Live Demonstration Course.

Trata-se de um dia inteiro de apresentação ao vivo de intervenções cardiológicas, transmitidas do Hospital Dante Pazzanese e Santa Cruz. A ação está sendo promovida pela ONG japonesa International TRI Network, que tem como objetivo disseminar o conhecimento científico em prol da paz e da melhor qualidade de vida.

O evento, que é o único científico a figurar o calendário oficial das comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, também selará um acordo de intercâmbio de profissionais entre os dois países.

A noite de celebração do encontro contará com o ritual do Masu, utilizado para comemorar importantes reuniões de negócios ou amizade no Japão, em que um tonel de saquê tem sua tampa quebrada pelos principais personagens do evento, antes de servirem a bebida nas tradicionais caixinhas do Masu.

Nenhum comentário: