quarta-feira, 25 de junho de 2008

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A difícil tarefa de pautar...

A cada dia a batalha pela inserção de uma noticia na imprensa se torna mais difícil. Não pelo conteúdo de pautas oferecidas, mas pela inacessibilidade com os colegas jornalistas. E claro, não por culpa deles.

Acontece que o que um dia foi a maravilha das intermediações de pauta, o abençoado e-mail, tornou-se uma ferramenta por demais competitiva na comunicação com as redações. Todos os dias são centenas de e-mails competindo espaço na caixa postal de cada jornalista e a tarefa da leitura para estes torna-se quase impossível.

Sou da opinião de que o follow up é algo muito valioso e necessário, mas que deve ser utilizado com extremo critério e bom senso, para que além dos e-mails, os telefonemas não sejam outro tormento na vida das redações. Porém, na impossibilidade de ter um email lido o follow up tornou-se – desculpem os colegas – um mal necessário.

Eu acredito – como alguns jornalistas já verbalizaram e até já tivemos comprovação – de que pauta boa tem retorno independente do follow up. Porém, estatisticamente também temos a comprovação de centenas de jornalistas que nem sequer conseguiram ler nossa pauta até que o contato telefônico fosse realizado, aliás, diversas vezes após diversos envios do texto. Contatos estes que foram fundamentais para que grandes matérias fossem produzidas. O contrário também já aconteceu, de sermos questionados depois da divulgação de um evento por algum jornalista que está produzindo algo sobre o mesmo assunto e “reclama” não ter recebido nosso material, mesmo após vários envios, confirmações de lida e tentativas de follow ups.

Muito se fala da proliferação dos blogs, das redes sociais e correlatos para a divulgação do futuro, substituindo inclusive os releases. Mas penso que este modelo - a exemplo de tudo que se refere à tecnologia da informação - cresce assustadoramente e também irá saturar. E ainda sendo muito eficientes, estes novos canais de comunicação precisam de divulgação para se fazer conhecidos, caso contrário, continuarão sob a demanda da procura por interesse e não pela divulgação ativa.

Como tivemos uma bolha na internet os blogs e afins poderão ser a próxima bolha a estourar? Se for, por onde caminhará a sugestão de pauta sendo essa uma alternativa aqui apontada?

Enfim, frente a este cenário, passamos a matar vários leões por dia - e não apenas um - para gerar os resultados sobre as pautas que acreditamos... e anseio, muito, em saber como será o futuro.

Por Erika Baruco

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Esta semana Vladimir Valladares, Diretor da V2 Consulting, esclareceu duvidas dos internautas sobre qualidade de atendimento dos contact centers no chat do Jornal Hoje (TV Globo). O assunto foi tema de matéria em virtude de pesquisa realizada pela consultoria GFK Indicator. Confira!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante e ao mesmo tempo verdadeiro. Eu sei muito bem o que é isso, não conseguir ler e-mails e voltarmos ao F-Up. Adorei.