terça-feira, 5 de agosto de 2008

...

A voz que não pode calar

A voz é um dos recursos mais primitivos da comunicação, presente em nossas vidas desde o momento em que nascemos. É, sem dúvida, um ótimo recurso natural com o qual fomos presenteados.
.
Do velho sinal de fumaça às mais novas tecnologias, a evolução na área da comunicação passou por grandes avanços, tanto quanto a fala. Por outro lado, a atenção que se tem dado à ela não consta da nossa lista de prioridades diárias. Basta observar que você dedica muito mais tempo com atualizações, backups e limpeza de seus computadores do que cuidando, atualizando e limpando a sua voz.
.
Se faltar luz ou se a internet parar por qualquer motivo, você vai ficar desesperado, não vai? Então, e se as suas cordas vocais “apagassem”?
.
Por meio da voz é possível não somente transmitir uma mensagem, mas também sentimentos e emoções. Por vezes, uma boa entonação e postura de voz significam conhecimento e credibilidade, e como conseqüência, demonstram capacidade para gerir, criar, desenvolver e liderar negócios. Quem fala em público deve prestar ainda mais atenção, afinal o domínio vocal pode ajudar a cativar ou dispersar a platéia.
.
Muitos profissionais de comunicação sabem que a voz atua como sua anfitriã, colhendo de seus ouvintes a esperada atenção. Por isto, esta ferramenta de trabalho merece atenção especial, que vai além de uma boa higiene vocal. Sim, como qualquer outra parte do corpo, a voz também precisa de exercícios para favorecer a articulação da fala, assim como diminuir o esforço durante a fonação e os riscos de problemas mais sérios no futuro.
.
Por isso os fonoaudiólogos receitam cuidados essenciais para uma boa qualidade vocal e que se configuram em hábitos simples, mas que podem melhorar a fluência e potência das pregas vocais, tais como:
.
- manter o corpo bem hidratado;
- evitar gritar ou falar muito alto, competindo com outros sons;
- evitar o consumo de fumo, álcool e drogas;
- evitar o uso de pastilhas e sprays que podem anestesiar a garganta dando a sensação de melhora instantânea e falsa impressão de solução do problema;
- evitar ingerir leite e seus derivados antes de dormir, devido a liberação de substâncias que podem agredir as pregas vocais.
.
Por isto, preste atenção tanto na voz que fala, quanto na que cala. Com a palavra, Chico Buarque de Hollanda, na genial composição A voz do dono e o dono da Voz: “E disse: minha voz, se vós não sereis minha / Vós não sereis de mais ninguém”.
.
Colaborou Lívia Marangoni Alfaya
Fonoaudióloga

Nenhum comentário: