terça-feira, 26 de agosto de 2008

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Lei Municipal 14.517 e a necessidade de se reinventar

Em meio a polêmicas a respeito da lei municipal que proíbe a distribuição de panfletos publicitários nas ruas da cidade de São Paulo, empresas usam a criatividade para chegar aos seus potenciais consumidores.

Sem entrar no mérito do desperdício de papel, sujeira e poluição que tais folhetos possam gerar, que por si só já merecem um post exclusivo, o que proponho analisar são as situações de crise que geram em alguns empresários a oportunidade para inovar e abrir novos caminhos para a viabilização de seu negócio.

Na questão da distribuição dos folhetos, representada de maneira relevante pelo setor imobiliário, tenho me deparado com novos “jornais de bairro” que dividem o espaço de noticias sobre saúde, qualidade de vida e lazer da região com um destacado anúncio de lançamento de imóvel, em que fica claro para quem entende um pouco de comunicação, ou simplesmente tem uma percepção mais aguçada, de que se trata de uma ação da própria construtora ou imobiliária para manter a veiculação de anúncios. Ou seja, protegidas pela exceção da lei que permite a distribuição gratuita de jornais e publicações contendo, no mínimo, 80% (oitenta por cento) de matéria jornalística, o setor mantém as atividades de divulgação de seus lançamentos.

É mais uma demonstração do famoso jeitinho brasileiro, ou se preferirem, da necessidade que impera a busca pela reinvenção e que, pelo menos no exemplo acima, gera mais um canal de informação a população, especialmente a mais carente que não tem por hábito a compra de jornais.

Por Erika Baruco

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